FANDOM

Back to the Future
Back to the future
Poster oficial do cinema por Drew Struzan.
Dirigido  por Robert Zemeckis
Estúdio Universal Pictures
Amblin Entertainment
U-Drive Productions
Produzido  por Steven Spielberg
Neil Canton
Bob Gale
Kathleen Kennedy
Frank Marshall
Johnny Colla (não creditado)
Escrito  por Robert Zemeckis
Bob Gale
Estrelando Michael J. Fox
Christopher Lloyd
Lea Thompson
Crispin Glover
Thomas F. Wilson
Trilha sonora por Alan Silvestri
Cinematografia Dean Cundey
Distribuido por Estados Unidos: Universal Pictures
Exterior: United International Pictures
Data(s)  de lançamento 3 de julho de 1985 (EUA)
Duração 116 minutos
Idioma Inglês
Orçamento US$19,000,000
Faturamento bruto US$381.11 milhões
Seguido por Back to the Future Part II
Site oficial
Perfil no All Movie
Perfil no IMDb
Perfil no Adoro Cinema

Back to the Future é um filme americano de ficção científica lançado originalmente nos Estados Unidos em julho de 1985, dirigido por Robert Zemeckis, co-escrito por Bob Gale e produzido por Steven Spielberg. O protagonista Marty McFly é interpretado pelo ator Michael J. Fox que atua junto com Christopher Lloyd, Crispin Glover, Lea Thompson e Thomas F. Wilson. O filme conta a história do adolescente Marty McFly que embarca acidentalmente em uma viagem no tempo, sendo enviado de 1985 até o ano de 1955. No passado, ele acidentalmente encontra seus pais, e sua mãe acaba se apaixonando por ele ao invés de por seu pai. Então, Marty deve reparar o erro fazendo com que seus pais se apaixonem e ele não acabe comprometendo a sua própria existência, enquanto tenta encontrar uma maneira de volta para 1985.

Na época do lançamento, Back to the Future se tornou o filme mais bem sucedido do ano, arrecadando mais de 380 milhões de dólares em todo o mundo e recebendo muitos elogios da crítica. O filme venceu o Hugo Award for Best Dramatic Presentation e Saturn Award for Best Science Fiction Film bem como nomeações para o Oscar, BAFTA e Globo de Ouro. O Presidente Ronald Reagan citou o filme no Discurso de Estado e União de 1986. Em 2007, o filme passou a fazer parte do National Film Registry, e em junho de 2008 o American Film Institute incluiu o filme no especial AFI's 10 Top 10 como o o décimo melhor filme da história na categoria ficção científica. O filme marcou o começo de uma franquia com suas duas sequências: Back to the Future II e Back to the Future III, além de uma série animada e uma atração de parque temático.